segunda-feira, 26 de julho de 2010

Para nossa reflexão!


Mateus  6:14-15
14.Porque,se perdoardes aos homens as suas ofensas,também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
15.Se,porém,não perdoardes aos homens as suas ofensas,também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
1João  4:20-21
20.Se alguém diz,eu amo a Deus,e odeia a seu irmão,é mentiroso.Pois,quem não ama a seu irmão,ao qual viu,como pode amar a Deus,a quem não viu?
21.E dele temos este mandamento:que quem ama a Deus,ame também a seu irmão.

Nas duas passagens estão os seguintes temas:Perdão,perdão dos homens,perdão de Deus.E amor,amor a Deus,amor ao próximo.
Talvez seja fácil dizer qual dos sub-temas é “mais praticado”,”mais exercido”,”mais esperado”.
Perdão de Deus e amor a Deus.
Mas,a bíblia nos mostra claramente que isso não é válido.
Querer perdão e não saber perdoar,dizer que ama e não saber amar.
A gente percebe que perdão e amor  são um conjunto,um não se realiza sem o outro.
É difícil amar?É
É difícil perdoar?É
Mas,não há nada impossível para Deus.Nós não somos capazes de amar verdadeiramente alguém senão pelo amor de Deus em nossas vidas.Não somos capazes de perdoar verdadeiramente alguém,senão pelo perdão de Deus em nossas vidas.Deus nos perdoa porque ele nos ama.Detalhe mais importante,seu amor é incondicional,seu perdão é gratuito e não pede nada em troca.
Lucas 17:3-10
Jesus fala aos seus apóstolos que se alguém pecar contra eles e vier pedir perdão,então,que eles perdoem,se fizerem isso sete vezes no dia,não importa,perdoem também.
Os apóstolos disseram então:Senhor,acrescenta-nos fé.
Todo mundo aqui já andou de ônibus,com certeza.
Quando puxamos aquela cordinha,dando o sinal ao motorista pra que ele pare na próxima parada,alguns de nós,inclusive eu,antes de descer,diz:Obrigada!
Mas agora me digam vocês.Acaso ele fez algo mais do que ele deveria fazer?
Ele está sendo pago para isso,nos levar ao nosso destino e parar quando chegarmos .
Tudo bem,somos educados.Mas que ele não fez mais do que a própria obrigação dele,isso não podemos negar.
E essa foi a resposta de Jesus aos apóstolos.Ele diz lá no versículo 10 do capítulo 17 de Lucas : Assim também vós,quando fizerdes tudo o que vos for mandado,dizei:Somos servos inúteis,porque fizemos somente o que deveríamos fazer.
Não importa se não conseguimos amar fulano de tal,a palavra de Deus diz:Ame.
Não importa se para nós o que Cicrano fez foi imperdoável,a palavra de Deus diz:Perdoe.
E ela nos diz isso,justamente para que saibamos o quanto necessitamos de Deus.Só Deus,através do seu amor e misericórdia é capaz de nos fazer amar os nossos irmãos e perdoar as suas ofensas.Só Ele é capaz de nos fazer amar e perdoar sem que seja necessário ganharmos um prêmio por isso.
Então como disse antes,o amor e o perdão são um conjunto.E só há perdão se houver amor.
Romanos 13:8,9
8.A ninguém devais coisa alguma,a não ser o amor com que vos amei uns aos outros .Porque quem ama aos outros,cumpriu a lei.
9.Com efeito:Não adulterarás,não furtarás,não darás falso testemunho,não cobiçarás;e se há algum outro mandamento(parafraseando o apóstolo Paulo,Algum outro mandamento,como,perdoar a teu próximo),tudo nesta palavra se resume:Amarás a Teu próximo como a ti mesmo.
Que possamos deixar então que Deus venha a ser por nós nessa hora,sabendo que somos falhos e incapazes de cumprir tal missão,deixemos então que Deus faça isso por nós a partir do momento em que decidirmos tê-lo em nossos corações verdadeiramente e deixar que nosso pai perfeito nos instrua em todo o resto.

Elinaia Vasti.

1 comentários:

Thiago disse...

as vezes agente só pedi perdão a deus quando percebe q ta precisando dele! e ele é tão generoso q perdoa.

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a), deixe o seu recado aqui↓

Bjo e obrigada ♥.

:a :b :c :d :e :f :g :h :i :j :k :l :m :n :o :p